Em plena era digital, cultivar o hábito de ler livros, como
antigamente, é quase uma raridade, principalmente entre os jovens. Mas,
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel de Jesus Moraes,
no bairro do Marco, em Belém, os estudantes não só prezam pelos livros,
como disputam campeonatos de leitura.
Com quase 500 alunos, o colégio criou o projeto 'Ler Para Crescer",
baseado no hábito da leitura, incentivando os estudantes do ensino
fundamental a ler, interpretar e dissertar os assuntos lidos em sala de
aula. Na manhã da última quinta-feira (14), os professores premiaram os
16 alunos que mais se destacaram no projeto.
O destaque foi a aluna do 6º ano, Ana Carla dos Santos, de 12 anos,
que leu mais de 40 livros durante todo o ano. "Querido Diário Otário foi
o primeiro que eu li. De lá pra cá, me habituei com essa rotina de ler
bastante e interpretar. Sempre aconselho meus colegas sobre isso. Quando
posso, compro livros e, depois de ler, empresto para eles. Sou
apaixonada por livros", afirma.
A disputa pelo primeiro lugar foi acirrada. Débora Luane, também de
12 anos, leu 38 livros, ganhou a medalha de prata e, por pouco, não
ganhou a colega Ana Carla.
Ana Carla e a professora Cristiane Caetano, que lançou a iniciativaPelo
projeto, os estudantes interpretam o que leram em sala de aula e
relatam os fatos para os colegas de outras turmas. A iniciativa é da
professora de inglês Cristiane Caetano, que elaborou a atividade após
perceber a grande dificuldade das crianças na leitura e na escrita.
A docente conta que no início percebeu que os alunos estavam perdendo
o hábito da leitura e iniciou o projeto contando histórias pra eles na
biblioteca, apresentando livros interessantes. Os estudantes começaram a
gostar, emprestar e até a comprar livros.
"Foi aí que veio a ideia de lançar uma competição entre os alunos que mais lessem e interpretassem as obras. No final do ano, ganharia troféus, medalhas e livros. Isso virou uma febre na escola" - Cristiane Caetano, professora.
Diante do sucesso do projeto, a escola já está se preparando para
ampliar a competição no próximo ano. "Tem o objetivo de estimular e
criar nos nossos alunos o hábito pela leitura, pela escrita, pela
interpretação e formação de textos. Em 2020, o projeto vai absorver
todos os alunos da nossa rede escolar", informa a diretora Lúcia Maia.
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