Salvar postagem como: PDF

Total de visualizações de página

Translate

janeiro 10, 2020

Professores fracos


A duração de um curso de licenciatura ou pedagogia dura em média de três à quatros anos dependendo da Faculdade. O professor seja homem ou mulher, quando começa as experiências em sala de aula; quer ser diferente e em muitos casos quer ser durão ou durona, nada parecido com aqueles que o antecederam.
Assim, são cobrados desses professores que se conheça os aspectos sociais, culturais e económicos da sociedade e como eles se relacionam com a educação. Além de conhecimentos sobre a legislação educacional. Esse profissional precisa estar preparado para enfrentar a sala de aula com conhecimento, paciência e perseverança.
No entanto, as Faculdades e Universidades não ensinam ao futuro professor(a) sobre sentimentos, fatores indispensáveis para a harmonia na educação. Isso só se aprende atuando, vivendo e sentindo. Nessas experiências percebo a vulnerabilidade desse profissional tão querido, mas tão desvalorizado.
O ano letivo é intenso e vasto, com várias programações e por que não dizer chateações durante as aulas; conversas em voz alta de alunos que contracenam intensamente, estudantes com problemas familiares, especiais e com dificuldade de leitura e escrita; entre tudo isso, o pedagogo(a) tenta reverter a história para que o futuro dessas crianças seja diferente.
Porém, chega um momento, no qual, as férias são bem vindas, os feriados também. O mês de dezembro é o ápice e conclusão de todo um trabalho realizado; é nesse momento que se constata a estrutura de cada professor.
As festas de confraternização, os bolos e refrigerantes em sala de aula, as fotos com os alunos; nessas datas é que se manifesta a falta de controle de certos profissionais. No caso, eu fui convidado por uma professora morena, grandona e cabelos longos, a tirar uma foto dela com seus pequenos alunos; ao dar o click, constatei que ela estava chorando. Mas chorando por que, pensei.
Em muitas situações, me deparei com professores com os olhos vermelhos e tomados por uma emoção que só eles sentiam. Na verdade, eu pensava: eles são fracos. Professor tem que dar o exemplo; e não ficar chorando. Nunca tive medo de nada, sempre enfrentei o perigo de frente e chorar só por algo que fosse além das minhas forças e emoção;
Era o último dia de aula naquela escola, os alunos do quinto ano estavam se despedindo, por que no próximo ano eles iriam ser matriculados em outro colégio. Eu estava em pé observando as brincadeiras das crianças e o corre corre; de repente uma aluna de seus 09 anos corre ao meu encontro e me abraça e diz: - Tio vou sentir muito a sua falta.
Naquele momento, uma lágrima escorreu em meu rosto e tive que me conter para não me desmanchar em lágrimas. Acho que pela fraqueza dos demais professores fui infectado; essa é a verdade. Uma infecção não de um vírus; mas o contágio do amor. Esse amor que está na vida de cada professor, que atua dia a dia, levando conhecimento, dando uma nova visão a seres pequenos em transformação; só amando a profissão para continuar buscando a excelência.
Parabéns a todos os Professores

Professor: Erlon Andrade






0 comentários :

Postar um comentário

Todos os comentários serão bem vindos, porém, só aprovarei dentro do tema exposto.